

Busca algo especial. Não só de ir além da escrita, mas também de ir além do meio cinematográfico dos especialistas ou dos meios de comunicação de massa. Busca tornar disponível o conteúdo sistematizado e informatizado. Servindo de fonte de informação sobre o patrimônio cultural imaterial tanto para os moradores, pesquisadores e um público em geral, com um conteúdo trabalhado em suas diversas temáticas: social, histórica e cultural.
O Cinema Antropológico traz como estratégia maior, o método da investigação através dos registros fílmicos dosando constantemente a ciência com a arte. As Analises e mostras dos resultados são efetuados sobre todo o material bruto fílmico produzido. O filme montado sobre o material bruto é assim, um dos resultados. Ambos contribuem no processo de produção e divulgação do conhecimento.
O registro fílmico assegura o não desaparecimento do patrimônio cultural de uma sociedade, grupo social e individuo. A historia de vida, testemunhos individuais ou coletivos, modos de vida, mitos, crenças , danças, saberes, técnicas rústicas, a geografia, sentimentos etc...
O suporte fílmico, em sua essência, é capaz de projetar múltiplas vezes as ações filmadas para permitir tanto aos pesquisadores olharem como também as pessoas filmadas se olharem e poderem, juntos, através dos registros ajudar com comentários, aprofundamento nas investigações das atividades e legitimar, de forma participativa, as investigações construídas durante os registro.
Uma inserção da equipe junto as pessoas filmadas e a comunidade em geral se faz necessário afim de preservar a espontaneidade das ações dos personagens. Propõe-se entrevistas, em que as temáticas buscarão uma profundidade junto aos agentes filmados do ponto de vista deles mesmos e dos pesquisadores.
Por fim, a decupagem, organização e tematização do material bruto filmado e transcrição dos depoimentos são analisados e sistematizados. É criado um programa de banco de dados de linguagem simples para acessar todo o conteúdo do Banco de imagem. Com o programa pronto, inserção das imagens, transcrições dos depoimentos, descrições das pesquisas no programa de banco de dados e fotografias.






















































CINEMA ANTROPOLÓGICO E DOCUMENTÁRIO